NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

21 de março de 2010

Casa de Ribeiro de Cima (Casa do Castelo) - Parada de Todeia

Casa do Ribeiro de Cima - Parada de Todeia - Paredes
Remontando o seu povoamento à época romana, Parada de Todeia é conhecida, arqueologicamente, pela sua necrópole romana e pelo espólio que aí foi encontrado.
Da principal documentação da freguesia destaca-se um documento manuscrito, em que D. Toda Ermides, neta do fundador do Mosteiro de Paço de Sousa, doou em 1071, uma herdade em “Parada”, situada perto do castelo de Vandoma, que se presume ser a actual freguesia de Parada de Todeia.
Saliente-se nas traseiras da Igreja Matriz, poder se ver um antigo sobreiro, secular, imponente, e uma placa de homenagem a D. António Barbosa Leão, natural desta pequena freguesia.
Como património de Parada registe-se a frontaria da Capela do Solar dos Chãos, pertencente à Casa do mesmo nome, onde tem inscrito, acima da porta, dentro de frontão triangular, a data de 1895.
Também a Casa de Ribeiro de Cima, onde se salienta o mirante, conhecido localmente como Castelo (ver foto) e a Casa do Ribeiro de Baixo igualmente de algum interesse arquitectónico.
De especial destaque são também o Solar de Ribeiro de Baixo e os belíssimos moinhos de água que povoam o rio Sousa, característicos das actividades económicas de outrora.

1 comentário: