NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

27 de maio de 2010

Casa de Ramalde - Porto

Rua da Igreja de Ramalde, Ramalde - Porto

A casa de Ramalde foi solar da família Leite, desde a primeira metade do séc. XVI. Nessa época, o edifício era bastante simples, de aspecto quinhentista, tendo sido parcialmente remodelado segundo desenho de Nicolau Nasoni, já no séc. XVIII, ou mais concretamente numa data próxima daquela que se encontrou na capela anexa, 1746. O portão também foi objecto de trabalhos de beneficiação.
 A casa - interior da quinta

De entre os elementos que Nasoni terá incorporado, destaca-se a torre, que no centro da nova construção setecentista. Esta e a ampla escadaria da fachada retomam modelos já ensaiados da quinta do Chantre, uma das obras mais significativas de Nasoni no contexto da arquitectura nobre, rural e portuense.
Com as invasões francesas, esta casa foi tomada de assalto em 1809 e incendiada, passando a ser também conhecida por casa da Queimada. 
Em 1870 foi restaurada por Pedro da Silva Fonseca de Cerveira Leite o Bourbon, fidalgo da Casa Real, que preservou o seu aspecto exterior. 
Na bela entrada encontra-se em lugar bem visível a pedra de armas (ou Brasão) da família Leite (João Leite Pereira seu patriarca, que se encontra sepultado na capela anexa).
Valorizado pela sua localização, o portal está implantado num pequeno alto e abre-se em arco, ladeado de duas pilastras toscanas, rematadas por acrotérios que suportam vasos.
O frontão perfilado de duas volutas ostenta uma esplêndida pedra de armas da família Leite, com um coronel de conde que o enobrece.

Acesso à entrada sobreelevada em relação ao arruamento principal

Fonte: Brasões e Pedras de Armas do Porto, Manuel Cunha, 1974

Sem comentários:

Enviar um comentário