NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

12 de maio de 2010

Palácio das Sereias - Porto

Rua dos Bandeirinhas - Porto

Construído em meados do século XVIII para residência da família Portocarrero, em local onde se situou uma antiga judiaria. É constituído por três pisos, de arquitectura simples, exceptuando a fachada magnificentemente esculpida, dividida em três partes, separadas por pilastras, bem como os extremos da frontaria que simulam torreões coroados de ameias delimitados pelas pilastras que sobem do piso térreo até ao cimo.
No piso térreo deste edifício setecentista encontramos entrada nobre com esculturas decorativas representando sereias (com cerca de três metros). Composição bastante original na qual notáveis pormenores do séc.anterior se distinguem,permitindo a hipótese da sua construção haver sido nos primórdios do séc.XVIII. As decorativas pirâmides,as volutas postas em aleta ,as pequenas sereias num curioso arranjo,e todo um número de pequenos motivos,são de um efeito extremamente agradável.Conjunto deveras valioso.
Sobre a verga do portal vê-se um enorme brasão decorado, com a seguinte descrição:
             - Escudo: sem difinição
             - Formato: Esquartelado (partido e cortado)
             - Leitura: I - Portocarreiro; II - Osório; III - Cunha e  IV - Coutinho.
             - Cores: I-de oiro bilhetado de azul de sete peças; II-de oiro com dois lobos de vermelho,um sobre o outro; III - de oiro com nove cunhas de azul; IV - de oiro com cinco estrelas de vermelho.



Sem comentários:

Enviar um comentário