NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

24 de junho de 2010

Casa de Montezelo - Fanzeres

Rua dos Vanzeleres - Fanzeres - Gondomar

Solar da Casa de Montezelo, em Fânzeres, que assume mais representatividade e expressão pela qualidade arquitectónica, foi construída em 1636, está embelezado pela Magnólia com uma respeitável idade de 300 anos de existência. Classificado como Imóvel de Interesse Público, onde realça a capela de N. Sra. da Conceição, edificada em 1703, com altar em talha policromada. Nesta habitação senhorial viveu, o poeta e escritor portuense, do século XIX, Joaquim Pamplona e Castro. O solar dos Araújos Rangeis, família de casta espanhola, seduzida pela riqueza do solo desta freguesia, fértil e crepitosa em minérios como o carvão (minas de Seixo e Valdeão) e a moscovite (em grandes jazidas deste produto laminado), gera uma marcante prosperidade.
A pedra de armas assenta sobre portal de granito com a seguinte descrição:
forma - de fantasia
leitura - partido
I - Araújo
II - Rangel
Timbre: de Araújo
Elmo tarado de perfil e com grade
Paquife com plumas

Sem comentários:

Enviar um comentário