NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

28 de junho de 2010

Marco da Bandeirinha - Porto

Rua do Bandeirinha - Porto

Por ter uma localização privilegiada sobre a zona ribeirinha do Porto, aquando de um grande surto de peste, as autoridades da época (executada entre 1597 e 1633) decidiram mandar edificar ao lado do palácio das Sereias, um marco de referência e limite de atracagem para os barcos e navios que entrassem naquela barra do Douro.
O objectivo principal era controlar os casos de peste que pudessem entrar no Porto por via marítima e fluvial. Para que os comandantes das embarcações tivessem um ponto de referência, com boa visibilidade, mandaram então construir, tendo contratado o pedreiro Bastião Fernandes, uma pirâmide de granito, encimada por uma esfera armilar e com uma bandeirinha.
Nas embarcações que entrassem na barra do Porto e que se desconfiasse que nelas poderiam vir pessoas com sintomatologia de peste, o comandante da embarcação orientava-se por aquele marco ou bandeirinha, para estabelecer o limite onde devia fundear o navio e solicitar que os inspectores sanitários viessem a bordo fazer o respectivo diagnóstico médico. É precisamente esta pirâmide de granito e a respectiva bandeirinha, utilizada para regular a entrada dos barcos na alfândega e cais da ribeira, que vai originar na “voz do povo”, a associação do palácio à bandeirinha e por consequência, se começar a chamar, Palácio da Bandeirinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário