NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

28 de julho de 2010

Torre - Ermesinde

Rua do Calvário - Ermesinde - Valongo

Desconhece-se a autoria desta construção em plena rua da cidade, podendo-se constatar que, pela data marcada na sua fachada (1915), terá sido um "devaneio" de um proprietário da época.
Segundo dados do património da autarquia, esta construção não aparenta qualquer significado histórico, isto é de acordo com as soluções e metodologias construtivas evidenciadas no imóvel.

Acrescenta-se ainda mais algumas considerações, retiradas do blogue: beladermesinde.blogspot.pt/ e que diz:

"O Castelo
I "Castelo" situa-se no ponto de intersecção da Rua do Calvário com a Rua dos Moinhos. Construção em pedra aparelhada e em termos de arquitectura é constituída, a nível do 1.º andar. por duas guaritas avançadas de sentinela, pátio interior em granito, frestas para iluminação interior e rematada por ameias a toda a volta.
Voltada a norte vê-se, ainda, uma inscrição com data da construção: - 1915, e com as letras M. V.: referentes ao primitivo proprietário, cuja família era genericamente conhecida por Marques de Sousa. Num dos ângulos da fachada, virada a sul, foi incrustado um relógio de sol. Em 1972 este pequeno monumento passou para a posse dos actuais donos, que continuam a preservá-lo, para enriquecimento do património da arte popular da nossa cidade."

Sem comentários:

Enviar um comentário