NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

7 de setembro de 2010

Chafariz/Fonte das Virtudes, Porto

Calçada das Virtudes - Porto
Neste local existe uma área ajardinada onde se desfruta de uma panorâmica privilegiada sobre o Pavilhão Rosa Mota, o Rio Douro, Miragaia e a vizinha cidade de Gaia. Assente num suporte granítico construído em 1787, em tempos, e segundo a tradição, chamou-se ao local o "Jazigo dos Judeus", já que aí tinha a comunidade judaica o seu cemitério (o almocávar); porém, após a sua expulsão de Portugal, em 1496, toda a zona foi arranjada, tendo mais tarde sido convertida em área de lazer.
No sopé deste jardim encontra-se o Chafariz das Virtudes, fontanário construído em 1707, na cidade do Porto, em Portugal.
Construído pelos moradores no largo fronteiro ao Postigo das Virtudes das Muralhas Fernandinas, o chafariz era alimentado pelas águas do rio Frio.
Nos finais do século XVIII, foi substituído pelo Chafariz da Rua das Taipas.
(texto retirado do site:
http://www.igogo.pt/passeio-das-virtudes/)

Ao centro encontra-se uma inscrição completamente ilegível em sintonia com o conjunto arquitectónico com falta de manutenção e funcionalidade.
A sua descrição está apresentada como:  "É composta de um alto frontispicio adornado de antigas pirâmides, e firmado em bancos de pedra, que o rodeiam. A copiosa agua que dela sai por duas carrancas gigantescas lavradas na mesma pedra, enche em menos de um minuto o maior cântaro. Ao seu lado estão dois profundos tanques em que diariamente levam roupa de vinte até trinta lavadeiras. Em uma lamina de mármore vermelho tem gravados estes versos."
Em "Descrição topográfica, e Histórica da cidade do Porto", de Agostinho Rebelo da Costa, 1895
Felizmente, embora irreconhecível foi possível guardar em memoria o texto da inscrição e da qual transcrevo conforme obra de Amândio Barros, em" Historia do Porto, 6 - O tempo dos Filipes" e na obra acima referida de António Rebelo da Costae que é:
"Fons scatet illustri Virtutum nomine dictus:
Qui sitit, has lymphas absque timore bibat.
Ante cavernoso de pumice degener ibat;
Obstabant pigra limus et umbra mora.
Publica conspicuas expensa duxit in auras,
Utque loco flueret commodiore dedit.
Inde viam stravit, dejecitque ordine sedes,
Gratia tam gratis maior ut esset aquis."

Infelizmente por desconhecimento e impossibilidade não é possível a transposição do texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário