NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

11 de outubro de 2010

Cachorro em fachada - Casa-Atelier do Arqº. José Marques da Silva

Praça do Marquês, nº 44, Porto - Portugal

Esta peça encontra-se na fachada da Casa-Atelier do mais conceituado arquitecto da cidade do Porto, dos finais do séc. XIX e inicios do séc. XX, Arqtº. José Marques da Silva.
Pode-se reconhecer pela escola da arquitectura nacional que foi ele quem transformou a fisionomia da cidade, através do seu estilo pessoal da escola francesa de Belas-Artes.
Das suas obras mais emblemáticas o seu primeiro grande projecto foi o da construção da Estação de S. Bento (1896-1916). Entre outros projectos magnificos pode-se destacar, igualmente, o Teatro Nacional de S. João (1910-1920), os Liceus de Alexandre Herculano (1914-1930) e o de Rodrigues de Freitas (1919-1933). Contém também trabalhos de grande cunho pessoal e famosos em Guimarães.
Já em fim de vida, terminou a sua carreira com um projecto bem conhecido por todos, que é o da Casa e Jardim de Serralves.

Sem comentários:

Enviar um comentário