NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

18 de outubro de 2010

Placa de Rua - Exposição da Republica na Biblioteca Municipal, Porto

Em exposição na Rua D. João IV (ao jardim de S. Lázaro), Porto - Portugal

A Praça da republica é um largo situado na freguesia de Cedofeita, no Porto, onde se insere um belissímo espaço de lazer, o jardim denominado Teófilo Braga.
A Praça da República foi inicialmente denominada de “Praça de Santo Ovídio”.
Tal designação deveu-se à existência de uma capela desde meados do século XVIII, junto à estrada de Braga, invocação de São Bento e de Santo Ovídio.
Na segunda metade do século XVIII estabeleceu-se  a abertura de uma praça ampla no antigo Campo de Santo Ovídio, que seguidamente em 1790, no tempo de João de Almada e Melo,  terá sido mandado construir o Quartel de Santo Ovídio pela rainha D. Maria I, transformando-se ao longo do tempo com as funções de aquartelamento das unidades de infantaria, entre 1798 e 1952 em que num periodo de tempo esteve instalado aí os Comandos da I Região Militar do Porto, de 1926 a 1970, e da Região Militar do Porto, entre 1970 e 1975 e da Região Militar do Norte, de 1975 a 2006, albergando o Comando do Pessoal.
Na Praça da República tiveram lugar diversos acontecimentos político-militares, especialmente em 1820, onde decorreu a concentração das tropas liberais.
Depois da insurreição militar de 1 de maio de 1851, que teve como consequência a queda de Costa Cabral, o largo tomou o nome de “Campo da Regeneração”.
Já com a implantação da República, em 1910, o seu nome foi modificado para Praça da República, pela sua relevância da época.
Em 1891, foi a vez das tropas republicanas, na revolta de 31 de janeiro. Em virtude disto, em 1910, a praça recebeu o nome que conserva até à atualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário