NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

22 de março de 2011

Placa de Rua - Paredes

Praça de José Guilherme, Paredes - Portugal
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, filho de Manuel Albino Pacheco e Maria de Jesus Pacheco Cordeiro, emigrantes portugueses então ali residentes.
Com apenas seis meses de idade foi para Portugal, acompanhando os pais que regressavam ao seu país de origem. A família fixou-se então em Nevogilde.
O pai faleceu em 1826, quando José Guilherme Pacheco tinha 13 anos de idade, o que o obrigou a iniciar cedo uma vida profissional.
Voltou então para o Brasil, trabalhando no Rio de Janeiro, de onde regressou a Portugal cinco anos depois.
Matriculou-se em 1845 no Colégio da Formiga, em Ermesinde, onde fez os estudos preparatórios para a Universidade de Coimbra, na qual se matriculou no curso de Direito. Concluiu o seu curso em 1852, instalando-se em Paredes como advogado, actividade que manteria durante mais de 30 anos.
Influente a nível local e regional, ingressou na política, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Paredes entre 1864 e 1871, voltando a ocupar o lugar em 1878. Paralelamente, a partir 1859 foi por várias vezes eleito deputado às Cortes.
Foi governador civil do Distrito de Angra do Heroísmo (1865-1866), presidente da Junta Geral do Distrito do Porto e presidente da Comissão Inspectora das Escolas Normais.
Nas funções de deputado foi influente na criação da Escola Normal do Porto.
A 22 de Junho de 1875, a Câmara Municipal de Paredes declarou-o cidadão benemérito devido à sua contribuição para aquele concelho, nomeadamente a criação da Comarca de Paredes, a instalação do telégrafo, a passagem da linha férrea do Douro por Paredes e a construção de grande parte das estradas e escolas do concelho.
A sua influência era tal que levou a que fosse alcunhado o rei de Paredes. José Guilherme Pacheco é recordado na toponímia de Paredes, onde o Parque José Guilherme Pacheco ostenta o seu nome e onde em 1927 foi erigida uma estátua em sua honra.
O seu nome é também lembrado na Associação Cultural José Guilherme Pacheco, de Castelões de Cepeda, Paredes.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Guilherme_Pacheco)

1 comentário:

  1. É de HOMENS como este que o mundo precisa. Para o homenagear, dia 11 de janeiro de 2015, no Salão Nobre vai ser feito uma "cerimónia" relembrando ao povo o mérito deste HOMEM. Já tenho convite e também vou estar presente.

    ResponderEliminar