NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

3 de março de 2011

Quinta Particular - Covelo, Gondomar

Largo Luis Lobo, freguesia do Covelo, Gondomar - Portugal

Esta quinta era pertença da família Carneiro Albuquerque, já não residente.
Era cabeça do Morgado de Côvelo, que também incluía bastantes propriedades no vizinho lugar de Gens, lugar este, pertencente à freguesia da Foz do Sousa, do mesmo Concelho.
A pedra de armas assenta sobre uma cartilha em granito com centro quadrado onde assenta o escudo com a seguinte descrição:
forma - português ou boleado
leitura - simples ou pleno,
I - Carneiro
Elmo tarado de perfil e com grade
Paquife com plumas

" A Quinta do Covelo ou Casa Particular da Quinta pertenceu a uma das famílias mais distintas do País - a dos Carneiros. Sobre a verga do portão, assentam duas pirâmides, de cujo lado interno sobem duas pedras espiraladas em sentido inverso nos topos, apoiando-se na pedra de escudo ao meio. O campo do escudo é tripartido por duas secantes que descem do meio do lado superior, vê-se em cada divisão uma flor de liz, cobrindo a origem das secantes um pequeno escudete com uma águia, subindo em voo vertical - símbolo das aspirações dessa família - como timbre, o elmo e, por cima a cruz. O brasão de armas dos carneiros está no frontão da capela em granito lavrado: duas folhas de acanto estilizado envolvem o campo escudo; nesse estão dois carneiros passantes, separados por uma banda carregada de três de liz, como timbre o elmo. No interior da capela, à frente do altar-mor, está o mesmo brasão em lindos azulejos policromos. É tradição que a quinta fora honra: todos os criminosos que por aí se refugiassem não podiam ser perseguidos pela autoridade (Silva, 2000).

Rede de Parques Metropolitanos na Grande Área Metropolitana do Porto - Relatório Final, Fevereiro de  2009

Sem comentários:

Enviar um comentário