NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

8 de maio de 2011

Placa de Rua - Porto

Rua Santos Pousada, Porto - Portugal
A artéria que hoje liga a Praça Teixeira de Pascoais à Rua de Fernandes Tomás tem o nome de Santos Pousada, mas nem sempre foi assim. Entre 1873 até 1913, esta rua tinha o nome de S. Jerónimo, que partilha, como Santo Agostinho, Santo Ambrósio e S. Gregório Magno (que viria a ser o papa Gregório I entre 590 e 604), ostenta o título de doutor da igreja latina.
S. Jerónimo deve a sua fama ao facto de, a pedido do Papa Dâmaso I, ter traduzido a Bíblia para latim, tradução essa que ainda hoje se usa, a chamada “Vulgata”. S. Jerónimo nasceu no norte de Itália em 374 e, ao longo da sua vida, foi um polemista notável e um opositor às diversas heterodoxias que iam surgindo.
Santos Pousada, de seu nome completo António José Santos Pousada (1854-1912), foi professor na Escola Industrial de Vila Nova de Gaia e tornou-se paladino de uma causa nobre: tornar acessível a toda a gente a instrução pública, que, nos finais do século XIX, ainda parecia algo utópico.
Envolveu-se também nos ideais republicanos, apesar de só ter vivido 2 anos sob o signo da República. Foi este envolvimento que fez com que, em 1913, o regime recém-vencedor quisesse perpetuar o seu nome na toponímia do Porto.
Num guia da cidade de 1896, podemos ver que esta artéria nascia na Rua do Poço das Patas (actual Rua de Coelho Neto) e ia até ao largo da Póvoa (actual Praça da Rainha D. Amélia), vindo só posteriormente a ser prolongada até à Praça Teixeira de Pascoais.
Será curioso referir que a Capela de S. Crispim e a Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano, que fica nesta rua no número 1087, vieram para aqui transferidas em 1875, juntamente com a Confraria dos Sapateiros e dos Palmeiros, quando se começou a abrir a Rua de Mouzinho da Silveira e se teve de destruir o Largo de S. Crispim, que ficava, grosso modo, entre o Largo de S. Domingos e a já citada Rua de Mouzinho da Silveira.
Por isso, não é de estranhar a existência, nas cercanias da Rua de Santos Pousada, da Rua Nova de S. Crispim, que liga a Avenida Fernão de Magalhães à Praça Rainha D. Amélia.
http://porto24.pt/porto/26112011/rua-de-santos-pousada/

Sem comentários:

Enviar um comentário