NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

5 de abril de 2012

Fossa do Mosteiro de Vilela - Paredes


Av. Nª. Srª. de Fátima, Vilela, Paredes - Portugal
O complexo conventual do Mosteiro de Santo Estêvão de Vilela fica situado na freguesia de Vilela, antiga sede de um convento consagrado a S. Estêvão, dos cónegos regrantes de S. Agostinho, fundado nos princípios do século XII.
O Convento de Vilela desenvolve-se paralelo à igreja com o mesmo nome, em três alas, formando um pátio central. A ala perpendicular à torre do lado da Epístola, considerada a mais antiga, apresenta fachada com uma das portas coroadas por um complexo conjunto curvilíneo, um frontão em acento circunflexo, em cujo vértice se encontra um óculo hexagonal. A ala paralela à igreja destaca-se pelo corpo central que, no alçado aberto para o pátio, é mais saliente e rasgado por um conjunto de cinco arcos ao nível do andar superior, antecedido por escadaria de lanços convergentes. Edifício de dois pisos com estrutura em alvenaria de granito, paredes rebocadas, vãos, cornijas e sacadas em cantaria.
Na esquina da ala poente com a ala principal localizam-se, em toda a sua prumada, todos os espaços definidos para efeito de serviços sanitários por onde se  faziam suas descargas, livremente e graviticamente, para um espaço designado de fossa.
Como se pode visualizar nas fotos, a água proveniente de um tanque, nas traseiras do mosteiro, era direccionado através de um caneiro exterior e canalizado para o seu interior (quando desse jeito) onde lavariam os dejectos acumulados, e circulariam pelo percurso todo em granito que por sua vez eram levados pelo canal exterior para servir de rega/adubação das terras mais proximas, que lhes pertenciam.

Sem comentários:

Enviar um comentário