NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

12 de janeiro de 2013

"Melos, Pereira, Correia e Coelho" - Museu Soares dos Reis - Porto


caros amigos e bloguer's

Hoje iniciarei  a apresentação de uma compilação de vários brasões que por razões diversas se encontram reunidas no Museu Soares dos Reis, no Porto.
Tudo aconteceu pelo facto de estar a documentar-me e inventariar todos os brasões (de família) desta cidade e pretender incluir todos aqueles que me forem permitidos fotografá-los a inclui-los num possível livro.
A visita ao Museu prendeu-se pelo facto de verificar através da obra do historiador Armando Mattos, "Pedras de Armas do Porto", editado no ano de 1953,  fazer referência a muitos brasões que estiveram distribuídos pela cidade do Porto, expostos ao longo destes últimos séculos.
Como é óbvio e infelizmente, à medida que a cidade naturalmente se foi expandindo, ou por abusos e negligência pessoal, ou medidas de conservação e preservação quase inexistentes, fomos verificando que uma quantidade de brasões desapareceram ou foram guardados em espaços do património do Estado ou do Município.
Assim é, que em 2012, me desloquei ao Museu tendo solicitado a visita e a permissão para os fotografar.
Pretendo com isto apresentar as excelentes peças e algumas caracterizações possíveis e que me foram fornecidas e obtidas pelo pessoal dos serviços, o qual agradeço.
Comecemos então...

Os " Melos, Pereira, Correia e Coelho"
Peça em granito, do séc. XVIII, esteve aplicado num prédio de habitação na rua Chã, freguesia da Sé, no Porto.
O brasão tem um escudo Português ou Boleado, com formato esquartelado e de leitura: 
I - Melo; II - Pereira; III - Correia (de Aguiar); IV - Coelho.
O timbre (a peça por cima do elmo) representa o apelido predominante dos "Melo". Este notável exemplar apresenta um bom desenho e trabalho de pedra bastante interessante.
De referir que heraldicamente, se verifica que o Elmo se encontra erradamente voltado para o lado esquerdo, se encontra envolto pelo Paquife que envolve o brasão. Também incorrectamente símbolo de "Coelho" (4º quartel) se encontra invertido.
Desconhece-se dados desta família e o local especifico na rua da Chã, que gostaria que caso alguém saiba mais sobre este brasão me dê as informações que tiver.
Termino agradecendo a todos a atenção tida por este blogue.

1 comentário:

  1. Freitas, Eduardo de - Felgerias rubeas, pag. 122
    ...D. Josefa que casou com José de Melo Pereira Coelho Correia, senhor da casa dos Melos da Rua Chã, do Porto, e moço fidalgo da Casa Real...

    ResponderEliminar