NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

10 de fevereiro de 2013

Brasão dos "Freire de Andrade e Macedo", Museu Soares dos Reis - Porto

Brasão de local desconhecido com característica próprias, isto é, são dois brasões conjugados em granito numa envolvente decorativa de invulgar arranjo.
Estima-se ser Renascentista e aponta-se para ser do séc. XVI (?), sendo seu estilo Manuelino.
Classifica-se como brasão de Família e ambos os escudos são de fantasia, pois não têm um cunho próprio de modelo heráldico.
Ambos são de formato Simples ou Plenos, um com apelido de Freire (de Andrade) e timbre de Freire, o outro de Macedo e timbre do mesmo.
Por fim não se compreende que os organismos estatais tenham conseguido reunir estas peças (e as anteriores) sem ter um histórico da sua recolha, isto é, o seu local de origem, seu proprietário/autor, etc...
Chamo a atenção que os dados que apresento foram fornecidos pelo próprio Museu e por isso questiono sobre a falta de mais elementos históricos sobre os mesmos. Será que não me forneceram a informação toda? Fica no ar e agradeço a quem saiba me dar esta resposta que me faça chegar essa informação ou então, eu próprio ir ter com ela... Obrigado, MCunha 

Sem comentários:

Enviar um comentário