NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

1 de junho de 2013

Natureza e ambiente rural, Vila Beatriz - Valongo

Rua José Joaquim Ribeiro Teles, freguesia de Ermesinde, concelho de Valongo - Portugal

Este painel juntamente com outros painéis (que iremos apresentar oportunamente) encontram-se nas diversas fachadas de uma casa senhorial e que actualmente se encontra na posse da autarquia local, designada de Vila Beatriz.
Está localizada no centro da cidade de Ermesinde sendo utilizada como biblioteca, de actividades culturais e ambientais para além de um largo espaço exterior de utilização desportiva e lazer, tal como exemplo, a pratica de ténis, futebol de 5, skatting, jogging, piscina municipal, etc...
Este painel de azulejo, ilustrativo da vida mundana rural dos meados do séc. XX, conforme está expressa na legenda "Regresso da fonte", é uma peça da fábrica Aleluia que decorou a casa pelas diversas fachadas exteriores, em volta da casa, assim como do hall interior de entrada do rés-do-chão com uns belíssimos painéis decorativos.
Merece ser visto pelo excelência do trabalho de azulejaria típica portuguesa, pelas suas gravuras de ambiente rural e pela paisagem rústica natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário