NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

28 de julho de 2013

Placa toponímica - Porto

Rua de Avis, freguesia da Vitória, Porto

A rua de Avis tomou o nome à cerca de 53 anos, aquando do centenário da morte do navegador do Infante D. Henrique (13/11/1460), comemorações evocativas no período do Estado Novo. 
A cidade do Porto é acrescida de mais alguns topónimos referentes às memórias henriquinas, quer dos descobrimentos quer à família do rei D. João I.
Poderemos relembrar algumas ruas existentes no Porto, tais como a rua do Infante D. Henrique, na Ribeira, junto à rua de Avis, teremos a Praça Filipa de Lencastre (sua mãe), a rua de Ceuta, e ainda o Hotel do Infante de Sagres, localizado precisamente neste núcleo de ruas.
A rua de Avis, denominava-se Travessa da Fábrica do Tabaco, desde o séc. XVIII, pelo facto de ter existido aí uma fábrica de tabaco, na rua de seu nome. Seu proprietário, um negociante torna-viagem, Luís António de Sousa Freitas, que pela sua riqueza mandara edificar no gaveto destas duas ruas a sua residência, um edifício de notável construção arquitectónica, tendo sido demolida com promessa da Câmara de voltar a construí-la em outro local, e que até à data nunca se concretizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário