NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

12 de novembro de 2013

Brasão do Conde de Lagoaça em cemitério -Porto





Cemitério da Lapa (1ª Divisão, 5ª secção), freguesia de Cedofeita, concelho do Porto - Portugal

Leitura do Brasão:
            Material: Granito
            Escudo: Francês ou quadrado
            Formato: Partido
            Leitura: I - Antunes (de Simão Antunes)
                        II - Navarro
            Coronel: de Conde
            Timbre: de Antunes
            Diferença: uma brica de .... com farpão
            Cores:
                        I - de vermelho, uma cidade de prata, murada em roda, com uma porta de negro na    frente;
                  II - de azul, com dois lobos de ouro, passantes, em sobre o outro, e bordadura de vermelho, carregada de oito aspas de ouro;
            
António José Antunes Navarro (Lagoaça, 11 de Julho de 1803 - 17 de Julho de 1867) foi fidalgo da Casa-Real, por decreto-lei de 30 de Janeiro de 1862, politico português como deputado às Cortes e par do Reino, ascendeu a Presidente da Câmara do Porto entre 1860 e 1867.
Nesse período mandou instalar os primeiros mictórios públicos da cidade, medida extremamente inovadora do ponto de vista sanitário, e que mereceram a alcunha de "vespasianas" mas que o povo designou de "lagoaças".
Após visita à cidade do rei D. Pedro V, em 2 de dezembro de 1859, este agraciou-o com o título de Visconde de Lagoaça e posteriormente por D. Luís I, Conde de Lagoaça, a 31 de Outubro de 1866 e por carta em 6 de Novembro de 1866.
Foi também agraciado com a Grã Cruz da Ordem de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, e comendador de Nossa Senhora da Conceição, de Vila Viçosa  e de S. Maurício e S. Lázaro, da Sardenha, esta ultima concedida pelo Rei Carlos Alberto, aquando do seu exílio na cidade do Porto.
Pouco antes de falecer concede o título de Visconde a um sobrinho, Júlio de Castro pereira, filho de José António Castro Pereira, deputado e fidalgo da Casa Real e de sua mulher, Dona Antónia Margarida Antunes Navarro, sua irmã.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=67544&fview=e

Sem comentários:

Enviar um comentário