NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

16 de novembro de 2013

Paço Episcopal do Porto - escadaria



Largo da Sé, freguesia da Sé, Porto - Portugal
O Paço Episcopal está considerado como o edifício mais emblemático da cidade, a nível do seu património arquitectónico.
A sua história está sobejamente divulgada e actualmente é utilizada pelo bispado da cidade. Outrora, para além das actuais funções de edifício habitacional e centro administrativo religioso, também foi biblioteca e câmara da cidade.
A sua arquitectura com inícios barrocos e influências nasonianas tem como centro das atenções a sua escadaria.
Revela a conjugação do barroco com o neoclássico: estuques com laçarias, fitas, medalhões, grinaldas,etc..., com pormenores em granito de excelência.
A sua simbologia usada ao longo do escadório é de iconografia religiosa, com pinturas a têmpera e fresco sobre estuque, para além de janelas de fachada com enorme grandiosidade e a culminar nos seus topos frontões trabalhados com primor.
Para o seu acesso, atravessa-se um amplo vestíbulo até ao encontro com a grandiosa escadaria que se abre num amplo patamar e se divide em outros dois lanços de escadas, paralelos e que nos conduzem a um portal de frontão interrompido.
No seu topo uma clarabóia exemplar de qualidade rara.
A história deste edifício está ligada ao bispo D. João Rafael de Mendonça que toma posse do bispado do Porto, em 1771, após um período de Cede Vacante e encontra a cidade em transformação e neste contexto a velha residência episcopal não servia a este bispo que, então, manda edificar um novo e grandioso palácio.
De fortes influências nacionais e nobiliárquica, toma a decisão da sua construção sem deixar o seu cunho: o brasão. Esta marca aparece em variados locais, no exterior e no seu interior, e principalmente na fachada principal da casa sobre o portal principal. 
Infelizmente a sua vaidade e a sua ostentação não lhe vai permitir ver a conclusão da sua obra, falecendo em 1793.
Vale a pena visitar esta relíquia patrimonial da cidade do Porto, mas infelizmente as suas portas não estão abertas ao publico e ao turismo corrente. Será necessário ser agendado atempadamente com as devidas autorizações e por organizações credenciadas.
Assim vai a cultura e o turismo....

Sem comentários:

Enviar um comentário