NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

10 de janeiro de 2014

Brasão desconhecido no antigo Museu de Etnografia e História - Porto

Antigo Museu de Etnografia e História da Província do Douro Litoral, largo de S. João Novo, freguesia de Miragaia, Porto

Esta pedra de armas está registada na obra "Pedras de Armas do Porto", de Armando Mattos, e considerada como guardada no edifício do Palacete dos Costa Lima.
Este espaço estava destinado a Museu de Etnografia e História e encontra-se encerrado há décadas sem que as entidades governamentais e locais nada façam para o reabrir.
Infelizmente é-me impossível confirmar se tal peça histórica ainda se encontra lá guardado. Como fotografia está registado no Arquivo Histórico do Porto e proveniente de fotografia tirada pelo Eng. Guilherme Bonfim Barreiros, entre 1943 e 1953, entre muitas outras fotografias tiradas por esta figura conhecida da cidade.
É uma peça renascentista, do séc. XVIII, em granito (?) e desconhecida pelo local da sua origem, tem uma leitura de escudo de fantasia, esquartelado com sobreposto.
A sua leitura é: I - Guerra, II - Vieira, III - (?) e IV - Sá, com sobreposto de Alvo. O timbre terá sido mutilado conjuntamente com o possível elmo.
O terceiro quadrante é para mim uma incógnita, pois não existe qualquer referência na Heráldica Portuguesa para o seu símbolo. 
Agradeço qualquer comentário sobre esta peça, tendo como duvidas mais importantes a sua origem histórica e familiar, para além da simbologia do quadrante em duvida e de ser em granito.

Nota:
Sobre o III quadrante apenas tenho conhecimento da existência na Heráldica Portuguesa dos seguintes nomes com alguma proximidade e que são:
- Camacho (da Andaluzia): castelo com dois pinheiros e duas estrelas;
- Parada: torre com 5 estrelas;
- Ribafria: torre com duas estrelas (6 pontas);
- Varejão: torre com duas estrelas;
- Valdevesso: castelo com uma estrela (8 pontas) e que para mim será esta a simbologia mais próxima da pedra de armas da foto.

1 comentário:

  1. O terceiro quartel poderá ser Sanches? A torre deveria ter uma escada encostada, mas pode a mesma ter-se perdido ou ignorada pelo executante.

    ResponderEliminar