NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

19 de fevereiro de 2015

Família Frias - cemitério de Agramonte, Porto






Cemitério de Agramonte - Ordem de S. Francisco, jazigo nº 325, secção 7

Roberto Belarmino do Rosário Frias, filho de António José de Frias e de D. Angélica Frias, nasceu em Arporá, comarca de Bardez, em Nova Goa, a 5 de Junho de 1853.
Foi no território indiano que realizou os preparatórios liceais (1870) e fez curso de Teologia do Seminário Diocesano, que terminou aos 19 anos de idade. Depois, veio para Portugal. Aqui chegado, ingressou na Universidade de Coimbra para continuar os estudos em teologia mas, antes de ser ordenado, decidiu mudar de rumo, tendo passado a estudar Direito e depois Medicina.
A família não apreciou esta opção, antes pelo contrário, manifestando-lhe a sua discordância e suspendendo-lhe, mesmo, o financiamento dos estudos. Nessa altura Roberto Frias instalou-se no Porto, tendo tido por condiscípulos figuras com Tito Fontes, Júlio Franchini, Júlio de Matos e Basílio Teles. Vivia, então das aulas que leccionava.
Foi, então, trabalhar como médico municipal. Todavia, sentiu necessidade de prosseguir os estudos médicos no estrangeiro, nomeadamente nos hospitais de Paris, de Londres e da Índia. Neste estado, onde viveu entre 1882 e 1887, exerceu como facultativo do quadro da saúde e, por dois anos, leccionou na escola Médica de Goa. Voltou ao Porto, onde concorreu a Lente Demonstrador da Secção Cirurgica. manteve-se no exercício desta função entre 1887 e 1895.
Nos três anos seguintes ocupou o lugar de Lente Substituto, tendo assumido a responsabilidade por diversas cadeiras de professores catedráticos ausentes. A 26 de Maio de 1898 foi nomeado para a cadeira de Operações, passando depois, em Outubro, para a de Clínica Cirúrgica.
Roberto Frias foi um médico notável nos sectores privado e público, mas, também, um competente professor e cirurgião.
No final da sua vida, depois de abandonar a pratica clínica, procurou escrever uma obra médica; contudo foi impedido de o fazer por ter contraído tifo exantemático durante o tratamento de um doente.
Faleceu a 18 de Abril de 1918.
(texto de: (Universidade Digital/gestão de informação, 2009) versão para impressão http://sigarra.up.pt/up/pt/web

O Brasão, de heráldica de família, constituído em bronze, de escudo Francês ou quadrado, com formato de Pleno ou simples e leitura de "Frias". O timbre é a torre do escudo assente num elmo virado à direita.


Sem comentários:

Enviar um comentário