NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

8 de fevereiro de 2016

Brasão dos Beça e Barbosa - Penafiel


Pedra de Armas de Beça e Barbosa

A pedra de armas em granito, de fantasia, cortada, com I - Beça e II - Barbosa, apresenta um elmo gradeado e um timbre do primeiro, de Beça, com um lobo sainte.
Esta pedra, originalmente não se encontrava fixa ao cunhal desta casa rústica, tipica rural que se situa numa rua designada de rua do Cavalum, perto do Parque da Cidade.
Segundo Simão Rodrigues Ferreira, historiador penafidelense, nos seus apontamentos para a história topográfica de Penafiel, refere-se a esta pedra como tendo a sua origem num prédio que serviu de Paço, quando Penafiel tinha bispado próprio e que cuja edificação pertenceria a uma senhora das famílias Beças d'Arrifana, antiga designação de Penafiel, à época.
Esta senhora, terá casado com um Sr. de Barbosa tendo colocado na fachada de sua casa as armas de ambas as famílias.
Quando adquirida a casa por parte do bispado, para residência do bispo, as referidas armas foram apeadas, por parte do Sr. Dr. José Pereira Monteiro, alegando o parentesco com a família tendo-as colocado na esquina da actual casa e quinta do lugar do Cavalum, que lhe era pertença.
Com o tempo, provavelmente esta quinta terá sido dividida por questões de partilhas de heranças e a casa onde se insere a pedra encontra-se agora designada de Quinta do Laranjal.


Esquina da casa onde se encontra a pedra de armas

Sobre esta casa, o referido historiador, acrescenta que lá terá nascido o Conselheiro António de Azevedo Melo e Carvalho, a 11 de maio de 1795, notável figura para o concelho e para Portugal.
Formou-se na Universidade de Coimbra em 1811, tendo exercido vários cargos da magistratura no Brasil e o de Juiz da Relação de Lisboa, tendo sido posteriormente presidente da mesma.
Pertenceu ao Supremo Tribunal de Justiça, ainda antes tinha sido de juiz de fora, em Coimbra, tendo-se notabilizado como ministro do reino e de ter emitido uma Portaria de 8 de Novembro de 1847, onde determinou que todos os concelhos e respectivas câmaras municipais elaborassem um livro especial, denominado "Anaes do Municipio", onde todos os anos se deveriam registar os acontecimentos e factos mais relevantes que ocorreram nesse concelho, cuja memória seria digna de se conservar e que merecesse ser transmitido às gerações vindouras. Infelizmente tal diploma não teve a sua aplicação no País e então ter "caído em saco roto".
Vista geral da casa rústica e singela

António Azevedo Melo e Carvalho

Sobre esta casa, o referido historiador, acrescenta que lá terá nascido o Conselheiro António de Azevedo Melo e Carvalho, a 11 de maio de 1795, notável figura para o concelho e para Portugal.
Formou-se na Universidade de Coimbra em 1811, tendo exercido vários cargos da magistratura no Brasil e o de Juiz da Relação de Lisboa, tendo sido posteriormente presidente da mesma.
Pertenceu ao Supremo Tribunal de Justiça ainda antes de juiz de fora, em Coimbra, tendo-se notabilizado como ministro do reino e de ter emitido uma Portariade 8 de Novembro de 1847, onde determinou que todos os concelhos e respectivas câmaras municipais elaborassem um livro especial, denomindado "Anaes do Municipio", onde todos os anos se registem os acontecimentos e factos mais relevantes que ocorreram nesse concelho, cuja memória seja digna de conservar-se e que mereçam serem transmitidas às gerações vindouras, não tendo sido aplicada no País e se ter "caído em saco roto".

Ponte das curadeiras do rio Cavalum - postal antigo

O nome da rua deve-se à existência de um pequeno rio que outrora vagueava pela pequena encosta perto desta casa, onde nasce, corre e morre no concelho de Penafiel.
Deste rio, narram-se histórias do aproveitamento da sua água, por parte do Barão da Lajes, para produção de energia eléctrica de sua casa e propriedade, na Quinta das Lajes, em Milhundos. Ainda existem indícios das suas construções no período em que em Penafiel ainda não existia electricidade e já este excêntrico e ilustre e abastada figura, investia numa modernice que à época se considerava arrojada.

http://penafielterranossa.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário