NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

27 de março de 2016

Seminário dos Meninos Desamparados - Porto

Vista actual

Seminário dos Meninos Desamparados, actualmente designado de Centro Juvenil de Campanhã é uma instituição de acção social e localiza-se em Campanhã, numa parte de terreno de uma antiga quinta, conhecida à época, de Quinta do Pinheiro.
Situa-se nas traseiras da estação de Campanhã e abarca uma terreno e uma construção edificada, centenária, de construção sumptuosa, digna de ser apreciada e protegida patrimonialmente.
Esta instituição nasceu derivada da segunda  invasão francesa, no Porto, sob o comando de Soult, em 1809, ligada à história da assistência e solidariedade social na cidade do Porto, com a ocorrência do desastre da Ponte das Barcas, cujas mortes proliferaram pelo rio Douro deixando crianças e jovens sem pais.
O Oratoriano, Padre José de Oliveira sensibilizado por esta tragédia na cidade e tentando proteger os filhos abandonados (sexo masculino) tomou a iniciativa de recolher grande parte dessas crianças na sua casa.
http://portoarc.blogspot.pt

Mais tarde, a 6 de janeiro de 1814, fundou o Seminário dos Meninos Desamparados passando para um espaço na rua do Almada (antiga rua das Hortas) e depois, para a Torre da Marca. Após ter conhecido variadas instalações pela cidade obteve como doação pessoal, juntamente com outros bens, parte da quinta do Pinheiro, cuja propriedade pertencia a um ilustre benfeitor, Luís António Gonçalves Lima, negociante da praça do Porto, com a condição dominante de em caso de haver alteração da sua função ou apropriação governamental, esta propriedade passaria para a Santa Casa da Misericórdia do Porto.
A transferência dar-se-ia a 30 de abril de 1863 para a actual casa instalando-se definitivamente nesta quinta com vista para o rio Douro e que passaria mais tarde esta instituição intitular-se de Centro Juvenil de Campanhã.
traseiras do edifício - http://viajaredescobrir.blogspot.pt

Esta, criou uma dinâmica de crescimento, desde então, tendo procedido a dispendiosas obras de adaptação do edifício, para prosseguimento da sua missão  de assistência cuja colaboração a população portuense terá contribuído largamente para o seu desenvolvimento ao longo desse período.
Como exemplo, poderemos comprovar o seu desenvolvimento com dados que se apresentam e que mostram o seu rápido crescimento:
- 1814 (ano da fundação):       5 crianças 
- 1819:                          30 crianças
- 1899:                         103 crianças
- 1912:                         180 crianças
- 1846:                         300 crianças

A administração pela instituição ao longo da sua vida teve a ajuda dos rendimentos gerados pelos seus bens recebidos, e que já em 1874 era visível que os investimentos bancários, juros, obrigações prediais, rendas e de rendimentos tidos no Brasil, permitia a uma gestão equilibrada e garantida.
vista panorâmica

O Seminário dos Meninos Desamparados, apresenta no seu portão em ferro forjado e suportado por dois pilares robustos em granito, a inscrição da instituição original. No páteo da entrada um busto do Padre José de Oliveira, como homenagem a esta figura preponderante da instituição.
Devido ao seu protagonismo, a instituição tomou o seu nome, Internato Juvenil Padre José de Oliveira, embora actualmente a seu nome ser de Centro Juvenil de Campanhã.
É uma construção em granito, constituído por três pisos, e distribuídos por espaços devidamente adaptados à pratica desta instituição, como por exemplo um bar (no antigo lagar), cozinha para 250 refeições, lavandaria, lavabos, salas de aula, biblioteca, dormitórios, etc.
Este espaço desenvolve, hoje em dia, actividades na formação técnica e profissional, em áreas de olaria e serralharia.
A finalizar cabe a uma referência especial à bonita capela dedicada a S. José, que ocupa o espaço central do edifício e que se encontra em volume de destaque, tendo sido construída em 6 de janeiro de 1899, como forma de comemoração do 85º aniversário da fundação desta instituição.
É uma capela que sendo de utilização semi-publica, a pratica do culto tem sido de uso corrente, podendo-se vislumbrar a talha dourada, o seu rico altar, azulejaria em geral e conjunto de pequenos azulejos com representação de cenas da via-sacra.  

retirado de:
http://portoarc.blogspot.pt
http://viajaredescobrir.blogspot.pt
- http://www.j-f.org/monografia
- http:/www.panoramio.com


Sem comentários:

Enviar um comentário