NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

15 de dezembro de 2016

2º aniversário - 15 de dezembro

Fez hoje 2 anos o lançamento do livro de heráldica dedicada à cidade do Porto. Nele estão representadas um volumoso conjunto de pedras de armas espalhadas por esta cidade e que nem toda a gente repara nestas lindas peças trabalhadas, quer em granito, quer em pedra de calcário ou em metal.
Muitas delas encontram-se em óptimo estado e do mesmo modo outras encontram-se abandonadas ou em estado delapidado.
A sua localização é aceite e encontram-se posicionadas em locais diversos, por exemplo,  em esquinas de prédios, em fachadas, sobre as suas portas, sobre uma janela ou varanda mais marcante do edifício, dum solar ou palacete e até em cemitérios para memória da família. 
O livro vem ao encontro da divulgação desta temática e alertar para o problema do desaparecimento que ao pouco e pouco vai acontecendo, ora por interesses pessoais, ou por obtenção de lucro do incremento imobiliário,
Estes registos não existiam na sua totalidade e o objectivo deste documento foi direccionado nesse sentido, isto é, um inventário e compilação dessas peças para memória futura.
A partir de agora cabe a responsabilidade às entidades e organismos públicos tê-los inventariados e condicionar os espaços onde se inserem na sua preservação.
É claro que, o maior responsável parte do proprietário que lhe compete essa garantia de durabilidade e condições do seu estado.
Com estes pressupostos concluí o trabalho e o meu objectivo. Durou 6 anos a sua elaboração, preparação e revisão até ao dia 15 de dezembro de 2014.
Devo salientar e enaltecer um profundo agradecimento à Obra Diocesana de Promoção Social, na pessoa de Américo Ribeiro, o Presidente desta Instituição, na participação financeira, divulgação e que sem essa ajuda esta Obra não estaria nas bancas da cidade a ser comercializada.
Lembro também e com profundo orgulho e alegria a ajuda prestada pela minha prima Margarida Cunha, na força e animo que me deu, na revisão geral prestada ao livro e da sua apresentação feita no dia da sua divulgação. Infelizmente, a doença maligna que aflige todo o mundo fez com que ela tivesse partido embora a sua memória continue bem viva no meu coração.
Para concluir termino a dar conhecimento que dos 1000 livros editados, mais de 80% foram distribuídos, garantindo os meus objectivos e pretensões da Obra Diocesana, e que actualmente ainda mantém um pequeno numero de obras disponíveis para quem pretenda vir a obter este livro.
Para quem pretenda visualizar o evento ocorrido poderá procurar neste mesmo blogue os variados passos deste acontecimento.
Bem Haja


Sem comentários:

Enviar um comentário