NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

18 de fevereiro de 2017

Família Jebb, Cemitério dos Ingleses - Porto

Pedra de Armas de família Inglesa

O cemitério Inglês ou cemitério dos Protestantes está situado no Largo da Maternidade de Júlio Dinis, no Porto. está inserido num espaço religioso onde está instalada a igreja inglesa de Saint James.
Em 1892 o seu local ainda se chamava de Largo do Campo Pequeno e que já continha o cemitério e casa de oração da pequena colónia inglesa do Porto e era um terreno extenso e todo murado. Mais tarde o lugar também se chamou de Largo dos Ingleses.
As famílias britânicas tinham aí a sua capela e o seu cemitério e permissão da cidade para os actos religiosos da sua fé protestante.
Para quem visita o cemitério a sua aparência é de simplicidade e sem grandes elementos de grandiosidade pessoal por parte destas famílias.
As pequenas excepções são com peças mais emblemáticas como a da família Jebb cuja pedra de armas apenas poder-se-à classificá-la do seguinte modo:

Época: Séc. XIX
Escudo: Inglês
Material: Mármore
Formato: Esquartelado
Coronel: de Nobreza
Timbre: de Jebb
Comentário: sob a pedra de armas apresenta-se uma fita com a legenda "Vigil"
O representante deste Jazigo é Frederick Jebb.

Jazigo com coluna (jazigo 1102 - plot 2)

Simbologia do 1º quadrante (muito desgastada)

Símbolo no 2º quadrante

Símbolo do 3º quadrante (com desgaste)

4º quadrante

Lápide com Timbre de "Jebb"

Esta ultima peça localiza-se ao lado do jazigo de Frederick Jebb e refere-se a Henry Jebb, provavelmente de um seu filho e que se encontra aplicada numa pequena lápide.
A ave representará o apelido de "Jebb", dado que tem como timbre na pedra de armas a mesma simbologia (será meramente uma suposição dado desconhecer a heráldica britânica).

Informação obtida de:
O Tripeiro: série V, ano VIII, p. 142, Nobrega, Vaz-Osório



Sem comentários:

Enviar um comentário