NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

12 de fevereiro de 2017

Moura Vasconcelos - cemitério do Prado de Repouso - Porto



 Foto da Pedra de Armas colocada no Jazigo

Classificação: Heráldica de Família
Época: Séc. XIX
Escudo: Francês ou quadrado
Material: Mármore
Conservação: Bom
Formato: Esquartelado
Leitura:
I – Moura
II – Vasconcelos
III – Soutomaior
IV – Brito
Timbre: de Moura, um dos castelos
Elmo: de perfil, sem paquife
Comentários: Sob o escudo as insígnias das Ordens da Torre e Espada, cujo colar acompanha o escudo pelos flancos e de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Cores: I, de vermelho, com sete castelos de ouro, em pala, sendo três na do meio;
II, de negro, com três faixas veiradas de prata e vermelho;
III, de prata, com três faixas enxaquetadas de vermelho e ouro, de três tiras;
IV, de vermelho com nove lisonjas de prata, cada lisonja carregada de um leão de púrpura;
Foto da Pedra de Armas colocada no Jazigo
Foto da Pedra de Armas (Arquivo Distrital do Porto)

2 comentários:

  1. Muito grata por esta informação Este jazigo é da familia paternna do meu cunhadoque conserva assim como os 3 filhos o apelido Moura e Castro a quem irei transmitir o que aqui colocouOnde poderei encontrar definições simples edos termos usados na descrição da pedra de armas?

    ResponderEliminar
  2. Dr.ª Manuela Alves, é com prazer que verifico este seu comentário sobre esta pedra de armas.
    Aquando da elaboração do meu livro das pedras de armas apenas recolhi esta informação, pois não pretendia alongar-me mais sobre cada peça recolhida. Sobre o que me pede, julgo que mais simples na descrição não há, mas para melhor entendimento sobre os conceitos dos brasões não haverá melhor do que Armando Mattos, em Manuel Heráldica Portuguesa. Os dados de onde retirei a minha informação foi no Tripeiro, série V, ano VII, pág. 271 de Vaz-Osório Nobrega.

    ResponderEliminar