NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

4 de agosto de 2010

Igreja Evangelica - Porto

Praça Coronel Pacheco - Porto
Pensa-se que o Metodismo em Portugal tenha começado em 1853 a Sul de Oliveira de Azeméis, com a chegada do Eng.º Thomas Chegwin às minas do Palhal.Alguns anos depois havia já uma classe metodista no Porto e em Gaia, e em 1871 foi fundada oficialmente esta religião protestante.
A 25 de Março de 1877 foi inaugurada a Igreja do Mirante, que sempre foi o epicentro do trabalho metodista na região. As instalações foram ampliadas em 1908 e 30 anos depois foram colocados na fachada os lindíssimos azulejos neo-manuelinos da autoria de um membro da Igreja, Delfim Gonçalves Vieira (com a colaboração do pintor João Augusto Ribeiro), executados pela Fábrica de Cerâmicas de Sacavém. Só no decorrer desse ano de 1938 este templo foi reconhecido pelas autoridades civis, com o estatuto de Associação Cultural.
Aqui, em 1920,foi fundado o jornal Portugal Evangélico, que continua a existir nos nossos dias. Existe um arquivo histórico, aberto a investigadores e outros interessados, composto por uma vasta biblioteca, que data desde o séc. XVIII até ao presente, com livros do Centro Metodista de Estudos.
Possui ainda um órgão de tubos, feito em 1924 por William Sweetland, oferecido em 1999 por uma Igreja Metodista sediada em Bristol, Inglaterra.
Espero que a visita vos agrade tanto como nos agradou conhecer a história deste templo e respectiva congregação, que constituem o mais antigo trabalho protestante português organizado na cidade do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário