NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

29 de março de 2014

Dia Nacional dos Centros Históricos - ADPorto (2)

Arquivo Distrital do Porto
29/3/2014 
Serviços e projectos (2)


Rua das Taipas, nº 90, freguesia da Vitória, Porto - Portugal

Após as explicações referenciadas no post (1), anterior, onde se incluía a monumentalidade do mosteiro tripartido por entidades e instituições com actividade permanente neste edifício e no decorrer da visita presenteada pelos próprios técnicos deste Arquivo Distrital, que demonstraram uma disponibilidade e prazer na apresentação dos espaços, vamos dedicar abordar as suas actividades diárias.
Começando pela recolha de toda a documentação externa a arquivar nas instalações, que ao nível da cave, é feita após o descarregamento de todo esse material.
De acordo com as normas especificas toda a documentação entra limpa e devidamente organizada, pronta a ser utilizada de imediato, para consulta.
Na sala é introduzido e classificado o material entregue e encaminhado para os depósitos específicos.
Vista de um dos depósitos com múltiplos arquivadores rolantes.
Como é óbvio, estes espaços têm de cumprir regras estendo sujeitos a cumprimento rigoroso na garantia e preservação dos documentos, através de processos técnicos de acondicionamento daqueles espaços.
São áreas estanques com garantia de temperatura e teores de humidades precisos, limpeza e cuidados de desparasitação continuadamente em funcionamento.
Estão registados e arquivados neste Arquivo Distrital cerca de 12 km de arquivadores com documentação de vários fundos documentais, públicos e privados.
Num dos depósitos estão especificamente as documentações paroquiais com os registos de nascimentos, casamentos e óbitos, registados pelas paróquias até o ano de 1911. A partir desta data, o estado implementa a organização destes serviços pelos registos civis. 
Vista de gabinete de técnicos, antigas instalações dos monges, as suas celas.
No arquivos os fundos documentais distribuem-se por variados temas, desde administração central, local, associativos. Colecções, confrarias, diocesanos e eclesiásticos. de empresas, de assuntos familiares e pessoais, judiciais, notariais e monásticos.
O documento mais antigo guardado neste arquivo está datado do ano IX, anterior à formação do condado Portucalense.
Finalmente, no ultimo piso, (chamemos zona de sotão) encontramos o depósito com documentação mais antiga e os gabinetes e laboratórios para tratamento, conservação e microfilmagem.
Foto com a descrição técnica de tudo o que diz respeito a um livro.
Área de trabalho de tratamento e conservação documental. Em qualquer espaço com documentação tudo se faz com luvas e ferramentas próprias, adequadas a cada técnica de trabalho.


Para além disso, este espaço, por ser ao nível de cobertura oferece-nos uma vista divinal de Gaia e da zona ribeirinha do Porto, como também da vista da Sé, e de alguns edifícios mais emblemáticos.
Com gosto, comodidade, bom ambiente e prazer em tudo aquilo que se faz.... assim vale a pena trabalhar! 

Sem comentários:

Enviar um comentário