NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

23 de janeiro de 2017

Brito e Cunha, Palacete dos Vilares de Perdizes - Porto


P. d'A. da Casa dos Vilares de Perdizes

Pedra de Armas dos Brito e Cunha (foto cedida graciosamente por Ruy F. de Brito e Cunha)

Descrição:
Classificação: Heráldica de Família
Escudo: de Fantasia
Formato: Simples ou Plena
Leitura: I - de Brito
Timbre: um Leão
Elmo: de Perfil, de grades

Esta pedra encontrava-se colocada no frontão da fachada do prédio situado no gaveto das ruas das Taipas com a Rua de S. Miguel, freguesia da Vitória.

Foto antiga (retirada da obra de Germano Silva, em "Porto nos Lugares da História"

Vista actual (sem o Brasão)

Esta casa apalaçada do séc. XVII, era conhecida pelo Palacete dos Vilares de Perdizes e terá também pertencido à família Brito e Cunha, nos inícios do séc. XIX, considerada a casa principal e onde viveram algumas gerações dos seus chefes de linhagem.
Mais acima, na rua das Taipas, situa-se uma outra casa pertença desta família, onde actualmente serve de Junta de Freguesia e contém ainda a pedra original da família.
Posteriormente, já nos finais desse século aí residiram Francisco de Moura Coutinho d'Eça e Dona Ignez de Salles de Paiva Moura Coutinho d'Almeida Eça.
Mais tarde, no séc. XX, foi aqui instalada uma escola de Cegos e posteriormente funcionaram neste edifício as escolas técnicas de Oliveira Martins, Mouzinho da Silveira e de Filipa de Vilhena.
Pedra em granito e bem conservada foi entretanto desmontada e colocada nos jardins da Quinta do Ribeirinho, em Matosinhos.
Quinta do Ribeirinho, Matosinhos




1 comentário:

  1. a história do Porto é bela, vale a pena seguir quem a conhece bem e melhor a mostra.
    Parabéns!

    ResponderEliminar